
O projeto Xabi Alonso ganha credibilidade.

Gol do garoto Gonzalo, e o Real Madrid avança às quartas, deixando a Juventus para trás. Este Mundial não tem sido o passeio esperado para os times da Champions, a hiperatividade fez seu efeito, mas o Real Madrid parece caminhar com mais segurança a cada passo que dá. Xabi Alonso repetiu a escalação do último jogo, o que indica que ele já está trilhando um caminho seguro. E avança bem por ele, porque o Real Madrid foi melhorando a cada momento. Começou com dúvidas de encaixe, sofrendo com um par de contra-ataques muito perigosos, mas terminou bombardeando a Juve, que teve em seu goleiro, Di Gregorio, o melhor jogador em campo.
Trent e Fran García como laterais abertos, Rüdiger, Tchouameni e Huijsen formando o trio de zagueiros, Bellingham-Valverde-Güler no meio-campo, posicionados assim, da direita para a esquerda, e Vinicius e Gonzalo na frente. O time melhorou na segunda metade quando Vinicius trocou sua posição, um pouco mais centralizada, pela ponta, seu habitat ideal, e também porque Tchouaméni frequentemente se soltava do trio de zagueiros para reforçar o meio-campo. Trent, que vinha jogando mal, fez ontem suas primeiras contribuições efetivas, entre elas o cruzamento perfeito para o gol de Gonzalo, digno do próprio Míchel, assim como a cabeçada do garoto foi digna de Santillana.
Mas a grande novidade, além de Huijsen, que está confirmando nos Estados Unidos o que já vimos com a seleção, é a posição de Güler como pensador do meio-campo, se me permite a expressão. Ele conduz, dita o ritmo, acerta, está onde deve estar, recupera a bola quando necessário. É um estrategista. Havia o temor de que sua natureza de meia-atacante o levasse a buscar o gol, mas ele se adaptou à nova função de maneira excepcional. Mbappé entrou nos últimos 25 minutos, como mais um passo em sua recuperação. Veremos no sábado. Mas, na sua ausência, Gonzalo conquistou sua credencial como jogador do Real Madrid. Como destacou Alfredo Relaño, em matéria publicada no jornal AS, o projeto de Xabi Alonso está ganhando força e credibilidade.
Esta matéria é uma opinião do jornalista Alfredo Relaño, publicada originalmente no jornal espanhol Diario AS. O conteúdo foi traduzido na íntegra para o público brasileiro e pode ser conferido em sua versão original através do link: https://as.com/opinion/el-proyecto-xabi-alonso-gana-credibilidad-n/.