Real Madrid Notícias.

FIFA aposta no Real Madrid para turbinar vendas de ingressos no Mundial de Clubes.

Foto: Reprodução / Google Imagens.

A FIFA, liderada por Gianni Infantino, destaca que quatro dos cinco jogos com maior venda de ingressos na fase de grupos do Mundial de Clubes da FIFA continuam por vir, e três deles são do Real Madrid, apontado como peça-chave para impulsionar a presença de público no torneio.

● Contrastes nas arquibancadas.

As imagens das arquibancadas no Mundial de Clubes mostram uma realidade contrastante. Enquanto jogos de grande apelo, como Atlético de Madrid x PSG, que atraiu mais de 80.000 torcedores no Rose Bowl, Inter Miami x Al Ahly, com 60.000 no jogo inaugural, e Boca Juniors x Benfica, com 50.000, registram lotação expressiva, outros jogos sofrem com estádios quase vazios. Exemplos marcantes são Chelsea x LAFC, em Atlanta, com apenas 22.137 espectadores, e River Plate x Urawa Red Diamonds, em Seattle, que teve somente 11.974 torcedores, ocupando apenas 17% da capacidade do estádio.

● Foco nos jogos de grande apelo.

Apesar das diferenças, a FIFA prefere destacar os jogos com grande procura em vez de lamentar os de menor público. A estreia do Real Madrid é um dos principais argumentos usados pela entidade de Gianni Infantino para encarar com otimismo o restante da fase de grupos.

● Real Madrid esgota ingressos.

Dois dos três jogos do Real Madrid na fase de grupos, contra Al-Hilal e Salzburg, estão com ingressos esgotados ("sold out"), sendo os únicos do torneio nessa condição. Assim, o clube merengue se torna a alavanca que a FIFA precisa para aumentar o número total de espectadores nos estádios e, consequentemente, a média de público. Esses jogos estão agendados para 18 de junho de 2025, às 16h (horário de Brasília), contra Al-Hilal, em Miami, e 22 de junho de 2025, às 16h (horário de Brasília), contra Pachuca, em Charlotte. O terceiro jogo, contra RB Salzburg, ocorrerá em 26 de junho de 2025, às 22h (horário de Brasília), em Filadélfia.

● Declaração da FIFA.

A FIFA informou em comunicado: "Até terça-feira, 17 de junho, a FIFA havia vendido cerca de 1,5 milhões de ingressos, e o impulso continua crescendo, já que quatro dos cinco jogos da fase de grupos com maior venda de ingressos ainda serão disputados". Esses jogos incluem os três do Real Madrid, além de Bayern Munich x Boca Juniors e Flamengo x Chelsea, todos com mais de 50.000 ingressos vendidos e praticamente com lotação garantida.

● Números atuais do torneio.

Até o momento, mais de 350.000 pessoas compareceram aos estádios do Mundial de Clubes, com uma média superior a 30.000 espectadores por jogo. Embora esse número seja razoável, está abaixo do padrão de um Mundial de Seleções. A estreia do Real Madrid, em particular, deve impulsionar significativamente essa cifra.

● Meta ambiciosa de infantino.

O objetivo de Infantino de lotar todos os estádios do Mundial de Clubes era quase inalcançável. Durante o planejamento das sedes, houve debates sobre o uso de estádios menores, defendido pela ala norte-americana da FIFA para evitar imagens de arquibancadas vazias, como as que têm ocorrido. No entanto, Infantino e a ala europeia optaram por grandes arenas, algumas das quais serão usadas no Mundial de 2026, assumindo o risco em nome da grandiosidade do evento.

● Mundial de Clubes como preparação.

A FIFA enxerga o Mundial de Clubes como um ensaio para o Mundial de 2026, semelhante ao que era a Copa das Confederações. Por isso, o foco não está apenas na lotação dos estádios, mas também em testar as arenas que serão usadas no próximo torneio. Apesar da relevância da imagem do público, o preenchimento total das arquibancadas não é o objetivo final.

● Impacto do Real Madrid.

Os próximos dias, com a participação do Real Madrid, devem ajudar a melhorar os números de público e evitar situações constrangedoras, como as vistas em jogos de menor apelo. A chegada do time merengue ao Mundial representa o golpe de efeito que a FIFA espera para reforçar a reputação do torneio e atrair mais torcedores aos estádios.