
Real Madrid rejeita declarações de árbitros e exige medidas da RFEF antes da Final da Copa do Rei.

O Real Madrid C. F. expressou sua profunda indignação em relação às declarações públicas feitas pelos árbitros designados para a final da Copa do Rei, que será realizada amanhã, 26 de abril de 2025, 17h, horário de Brasília. Em uma nota oficial divulgada hoje, o clube considerou as manifestações "inadmissíveis", principalmente por parte dos árbitros Ricardo de Burgos Bengoetxea e Pablo González Fuertes.
Segundo o Real Madrid, as declarações feitas pelos árbitros, que surpreendentemente miraram em vídeos produzidos pelo canal Realmadrid TV, são uma tentativa premeditada de desestabilizar um dos participantes da final. O clube ressaltou que essas palavras demonstram uma clara e manifesta animosidade e hostilidade contra o Real Madrid, algo que, segundo a instituição, não deveria acontecer à véspera de um dos eventos mais importantes do futebol mundial.
O Real Madrid também expressou surpresa com o tom ameaçador das declarações dos árbitros, que, conforme a nota oficial, fizeram referência à "unidade dos árbitros" e anunciaram possíveis medidas e atuações que contrariam os princípios de equidade, objetividade e imparcialidade que devem prevalecer em um evento com a magnitude da final da Copa do Rei.
Em resposta a essa situação, o Real Madrid optou por não participar de nenhum evento institucional organizado pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) antes da partida, incluindo treinamentos, coletivas de imprensa e o tradicional jantar dos presidentes. Além disso, o clube formalizou um pedido de substituição dos árbitros, mas a RFEF recusou a solicitação.
O Real Madrid, portanto, espera que os responsáveis pela RFEF e pelo estamento arbitral tomem as providências necessárias para preservar o prestígio das instituições que representam e garantir que a final seja disputada sob os princípios de justiça e imparcialidade.
● Comunicado Oficial do Real Madrid.
El Real Madrid C. F. considera inadmisibles las manifestaciones públicas realizadas hoy por los árbitros designados para la Final de la Copa de S. M. el Rey que ha de celebrarse mañana 26 de abril de 2025.
Estas manifestaciones, que han puesto el foco de manera sorprendente contra los vídeos de un medio de comunicación amparado en la libertad de expresión, como es Realmadrid TV, realizadas de manera premeditada 24 horas antes contra uno de los participantes de la final, demuestran, una vez más, una clara y manifiesta animadversión y hostilidad de estos árbitros contra el Real Madrid.
Declaraciones aún más sorprendentes todavía, bajo un tono amenazante, aludiendo a la unidad de los árbitros, para anunciar supuestas medidas o actuaciones que distan mucho de los principios de equidad, objetividad e imparcialidad que deberían imperar a escasas horas de un acontecimiento futbolístico que centra la atención de cientos de millones de personas en todo el mundo.
Ante la gravedad de lo sucedido, el Real Madrid espera que los responsables de la R. F. E. F. y del estamento arbitral procedan en consecuencia, adoptando las medidas correspondientes en defensa del prestigio de las instituciones que representan.