Real Madrid Notícias.

Carlo Ancelotti se despede como o técnico mais vitorioso da história do Real Madrid.

Foto: Reprodução / Real Madrid.

Carlo Ancelotti se despede do Real Madrid como o treinador mais vitorioso da história do clube, com 15 títulos conquistados em seis temporadas divididas em duas passagens. O italiano, que deixa um legado digno de um espaço próprio no museu do Estádio Santiago Bernabéu, transformou o clube com conquistas históricas, incluindo três Champions League, e se consolidou como uma lenda do madridismo.

● Um legado inigualável.

Ancelotti encerra sua trajetória no Real Madrid com um recorde impressionante: 15 títulos, que o colocam como o treinador mais vitorioso dos 123 anos do clube. Sua coleção inclui três Champions League, dois Mundiais de Clubes, uma Copa Intercontinental, três Supercopas da Europa, duas LaLigas, duas Copas do Rei e duas Supercopas da Espanha. Além disso, com 353 jogos no comando, é o segundo técnico com mais partidas na história merengue, atrás apenas de Miguel Muñoz, que dirigiu 605.

● Primeira passagem (2013/2015).

Na sua primeira etapa, Ancelotti deixou sua marca ao conquistar a tão sonhada Décima Champions, em 2014, contra o Atlético de Madrid, em Lisboa. Também levantou um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Europa e uma Copa do Rei, estabelecendo as bases de seu legado, embora a La Liga e a Supercopa da Espanha tenham escapado naquela época.

● Retorno triunfal (2021/2025).

Ao voltar em 2021, Ancelotti completou o que faltava. Logo no início, conquistou a Supercopa da Espanha e a LaLiga em 2022, os dois títulos que não havia vencido na primeira passagem. Com isso, tornou-se o primeiro treinador a conquistar todos os seis títulos possíveis pelo Real Madrid na era moderna (exceto o novo Mundial de Clubes), feito que nem Del Bosque, nem Zidane alcançaram, já que ambos não venceram a Copa do Rei. Ancelotti também entrou para a história como o primeiro técnico a ganhar as cinco grandes ligas europeias: Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha.

A Champions de 2022, marcada pelas viradas épicas e conquistada em Paris, abriu um novo ciclo de glórias. Em 2024, veio outra La Liga, completando novamente a coleção de seis títulos. A 15ª Champions, vencida em Wembley há um ano, fez de Ancelotti o único treinador com cinco Copas da Europa (duas pelo Milan, em 2003 e 2007, e três pelo Real Madrid). Nenhum outro técnico tem quatro.

● Recordes e despedida.

Em agosto do ano passado, Ancelotti igualou os 14 títulos de Miguel Muñoz com a Supercopa da Europa. Em dezembro, no Catar, a Copa Intercontinental o colocou sozinho no topo como o treinador mais vitorioso do Real Madrid. "É algo importante alcançar esse sucesso. É sinal de um trabalho bem feito. É uma honra ser comparado a Miguel Muñoz", declarou Ancelotti na véspera da final contra o Pachuca, que o consagrou no olimpo merengue.