
Xabi Alonso inicia nova era no Real Madrid com emoção e ambição.

Xabi Alonso foi apresentado oficialmente como novo treinador do Real Madrid nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025, na Cidade Esportiva do Real Madrid, ao lado de Emilio Butragueño, diretor de Relações Institucionais. Em sua primeira coletiva de imprensa, o ex-jogador e ídolo merengue expressou orgulho, responsabilidade e entusiasmo por iniciar uma nova era no clube, com foco no Mundial de Clubes e na construção de um time que empolgue a torcida madridista.
● Primeiras palavras como técnico.
"É um dia muito emocionante, daqueles que ficam na memória, porque só acontece uma vez na vida. Sinto muito orgulho, responsabilidade, entusiasmo e energia por voltar àquela que foi minha casa. Tenho muita vontade de começar essa nova etapa", declarou Xabi Alonso, visivelmente emocionado, em sua apresentação.
"Não sinto vertigem, a exigência fala muito bem do que Carlo Ancelotti conquistou. É um desafio, mas queremos fazer coisas que impressionam e acendam o madridismo. É para isso que eu e minha comissão técnica viemos. Tenho certeza de que temos a energia para dar o impulso de que precisamos".
● Como melhorar o Real Madrid.
Questionado sobre o que é necessário para elevar o nível do time, Alonso foi direto: "Fiz uma análise do elenco, mas uso isso para alinhar com a ideia que tenho e o projeto que começo agora. Os treinadores dependem dos jogadores, e os nossos são de altíssimo nível competitivo. O desafio é formar um time, fazer com que todos joguem na mesma sintonia. Isso será uma força poderosa".
"Nosso dever é sempre buscar melhorar em qualquer aspecto. Como treinador do Real Madrid, quero ter uma visão alinhada com o clube. A base do elenco é muito boa, e já estou ansioso para trabalhar com os jogadores. Não venho com exigências, mas com vontade de colocar a mão na massa".
● Momento da decisão.
Sobre quando decidiu aceitar o desafio, Alonso explicou: "Tem que funcionar dos dois lados: o Real Madrid precisa querer você, e você precisa querer vir. A segunda parte geralmente acontece. Desde ontem, me considero treinador do Real Madrid, e hoje, com todos vocês e as pessoas do clube, sinto isso ainda mais. O próximo passo é estar com os jogadores, alguns dos quais já vi hoje porque estavam aqui embaixo".
"Fiquei sabendo ontem, quando saiu o comunicado, impossível não perceber… Foi evidente. Desde ontem, conversamos sobre algumas coisas, já alinhadas e discutidas. A linha é pensar em como melhorar. A partir de hoje, estou aqui e já tomo decisões".
● Mundial de Clubes da FIFA.
Sobre a estreia no Mundial de Clubes da FIFA, Alonso destacou a oportunidade: "As circunstâncias fizeram com que acontecesse assim, e é uma chance para adiantar processos, nos conhecermos e também brigar por um título. A ambição será essa, e se conseguirmos unir as duas coisas, pode ser um grande começo. É nisso que estou pensando desde hoje".
● Estilo de jogo.
Alonso deu pistas sobre sua filosofia: "Gosto dessa pergunta porque o futebol hoje exige ser flexível, dinâmico e mover as peças. Tenho ideias claras de como jogar e quero que o time transmita emoção, energia e conecte com a torcida. Essa sinergia será fundamental. Temos grandes jogadores para trabalhar e quero estar no dia a dia para melhorar o potencial de cada um e encaixar as peças para formar um time".
"Quero que os jogadores atuem onde se sintam mais à vontade e possam mostrar suas qualidades físicas, táticas e mentais. O bom é ter grandes jogadores, o resto é problema meu. Vi os jogos e estou pensando em como ser um time equilibrado, com controle, para que as qualidades individuais floresçam dentro da estabilidade coletiva".
● A posição de Bellingham.
Sobre Jude Bellingham, Alonso foi enfático: "Ele pode ser especial em qualquer posição, porque é especial. Estava no Dortmund quando cheguei, e sua explosão no Real Madrid é histórica. Será fundamental nos próximos anos e está em um ótimo momento para trabalhar com ele e torná-lo uma peça-chave. Com seu potencial, queremos que seja o mais eficiente possível".
● Preparação para o desafio.
Alonso demonstrou confiança: "Sinto que é o momento certo. Encaixa por todos os lados. Desde ontem, percebo isso nas pessoas, que estão animadas e querem acreditar. Isso me dá muita energia, e agora é colocar isso em prática no campo, claro".
● Influências como treinador.
Questionado sobre suas referências, ele refletiu: "Estar nesta cadeira é provavelmente devido à influência de todos os técnicos que tive. Tive a sorte de trabalhar com grandes treinadores e sempre fui curioso, buscando empatia com eles. Meu pai foi treinador e talvez tenha sido minha maior influência. Aos poucos, você cria seu próprio estilo, mas precisa ser dinâmico para melhorar. Tento manter uma boa relação com todos os jogadores e fico feliz por isso".
● Relação com os jogadores.
Sobre sua abordagem, Alonso disse: "Não gosto de me descrever, mas preciso de proximidade nos treinos, nos jogos e nas conversas. Quero conexão para entender o que cada jogador precisa. Sei que sou o treinador, mas gosto de estar perto de todos".
● Modrić.
Sobre Luka Modrić, Alonso foi só elogios: "Não sou muito objetivo com ele. Fomos companheiros e tínhamos uma química incrível em campo. Ele se tornou o maestro do time e uma lenda gigantesca. Ver a despedida dele outro dia orgulha o clube e mostra o que Luka representa. Estive com ele há pouco e vou aproveitar cada momento. Será um privilégio tê-lo no Mundial de Clubes da FIFA".
● Mbappé e Vini Jr.
Sobre as estrelas do elenco, Alonso destacou: "É uma sorte ter jogadores desse nível, como tantos outros. São dois jogadores diferenciados, e precisamos tirar o máximo deles. Se derem tudo, o time será mais vencedor. Tenho ideias e ainda temos tempo até trabalhar com eles, mas vou me dedicar a isso. Quando há conexão e comunicação, as coisas fluem melhor. São jogadores de alto nível, e essa é a minha tarefa".
● Rodrygo.
Sobre o brasileiro, Alonso afirmou: "É jogador do Real Madrid, e com todos terei uma conversa, porque precisamos disso para nos conhecermos. É um jogador espetacular, e contamos com ele".
● Pressão alta.
Sobre o estilo de jogo, Alonso explicou: "Gosto que saibamos escolher os momentos certos. Precisamos ter clareza de como fazer a pressão alta, e hoje o futebol exige dominar diferentes conceitos. A ideia é um jogo ambicioso, proativo e com iniciativa. Tenho certeza de que temos jogadores para isso".
● Emilio Butragueño: "Os madridistas estão muito felizes com seu retorno".
"Querido Xabi, todos nós do Real Madrid te damos as boas-vindas à sua casa. Os madridistas estão muito felizes com seu retorno. Aqui compartilhamos muitas alegrias, e temos certeza de que nesta nova etapa novos sucessos te esperam. Desejamos tudo de melhor a você e, claro, faremos o possível para que você e sua família sejam muito felizes conosco. Parabéns e bem-vindo ao Real Madrid".